terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pavimentação da estrada que liga Itapeva ao Bairro da Caputera, passando pelo aeroporto municipal, numa extensão de 38 km

Obras do Pró-Vicinais começam na região

As obras da terceira etapa do Programa de Recuperação de Estradas Municipais Pró-Vicinais já começaram na região de Itapeva. Os investimentos chegam a R$ 211 milhões para recuperar 424 quilômetros em estradas municipais de 24 cidades da região. Entre as cidades contempladas estão Itapeva, Itararé, Buri, Bom Sucesso de Itararé e Ribeirão Branco.
Segundo o coordenador do Programa Pró-Vicinais do Governo do Estado, Evandro Losacco, terão início as obras de recapeamento na estrada que liga Itapeva a Paranapanema, numa extensão de 76 quilômetros. Também já está sendo recapeada a vicinal que liga Itapeva a Nova Campina, numa extensão de 21 km, assim como encontra-se praticamente concluído o recapeamento da estrada SP-258/Bom Sucesso de Itararé, com 34,5 quilômetros. Ainda nesta terceira etapa do Programa Pró-Vicinais, será realizada ainda a pavimentação da estrada que liga Itapeva a Paranapanema, numa extensão de 70 quilômetros. Também serão recuperados os 10 quilômetros de estrada que ligam o Bairro do Cerrado ao Bairro de Santa Cruz dos Lopes, em Itararé.
As notas de serviço, documentos que dão aval para as empresas iniciarem as obras, já foram liberadas. Para o prefeito de Itapeva Luiz Cavani, as obras são importantes porque viabilizam o acesso regional e intermunicipal, incentivando as relações econômicas e sociais no Sudoeste Paulista.
Na quarta etapa do Pró-Vicinais, que deverá ser realizad até o final de 2010, constam a recuperação das estradas de Buri/Capão Bonito (30 km), SP-281/Distrito de Pedra Branca, em Itararé (14 km), Itapirapuã Paulista x Ribeirão da Várzea (14,8 km) e Itaberá/Serrinha (16 km).
Em outro programa, que prevê o asfaltamento de estradas vicinais ainda não pavimentadas, está prevista a pavimentação da estrada que liga Itapeva ao Bairro da Caputera, passando pelo aeroporto municipal, numa extensão de 38 quilômetros.
“Nós temos já acertado com o governador Serra um outro programa que nos permitirá a duplicação do trecho de Itapeva até o aeroporto nessa mesma estrada”, informa o prefeito Cavani.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prefeitura de Pindamonhangaba e DER vistoriam obras na estrada do Ribeirão Grande

Técnicos e diretores do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) e secretários da Prefeitura vistoriaram, no último dia 9, as obras de recuperação dos 17 quilômetros da estrada Jesus Antônio de Miranda - que liga Pindamonhangaba ao bairro do Ribeirão Grande.
Maurício Marcondes, Myriam Alckmin, Evandro Losacco, eng. Arthur dos Santos e Jorge Jobram discutem a continuidade do asfalto
A visita teve como objetivo de verificar o andamento das obras.

A vice-prefeita e secretária de Relações Institucionais, Myriam Alckmin, disse que a melhoria na estrada do Ribeirão Grande é uma conquista para a cidade e, em especial, a todo que moram em bairros próximos à Jesus Antônio de Miranda. “É um trabalho que conseguimos por meio de muitas solicitações e projetos enviados ao Governo do Estado. Durante todo o processo, o prefeito João Ribeiro se dedicou bastante e nós conversamos sobre as condições e, principalmente, sobre soluções para a estrada”.

Ela lembrou que os trabalhos, além de consertarem o piso e as condições de tráfego, vão gerar mais segurança a todos os usuários. “Com a recuperação, acreditamos que a estrada ficará em perfeitas condições para todos que a utilizam e isso vai contribuir para que não haja acidentes”.

O secretário de Governo e Integração, eng. Arthur dos Santos, comentou sobre a continuidade do asfalto até o segundo ponto de ônibus, divisa com a estrada dos Nogueiras. “Inicialmente o asfalto terminaria 900 metros antes do entroncamento, mas dialogamos constantemente com representantes do governo e eles vão estender as obras, com a pavimentação, do trecho até o segundo ponto de ônibus”.

O diretor regional do DER, Jorge Jobram, revelou que a recuperação da estrada do Ribeirão Grande é prioridade do governo estadual. “Está nos projetos do Estado a recuperação de centenas de estradas pró-vicinais, e está faz parte de um pequeno grupo de 18 que devem ser executadas com extrema urgência”.

Ele lembrou que os serviços começaram em setembro deste ano e devem ser concluídos até maio de 2010. “É um investimento de 6,8 milhões e devemos terminar tudo até maio. Nossa intenção é finalizar antes, mas o período de chuvas tende a estender o prazo das obras, por isso entregaremos em maio”.

Os moradores da região souberam dTécnicos e diretores do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) e secretários da Prefeitura vistoriaram, no último dia 9, as obras de recuperação dos 17 quilômetros da estrada Jesus Antônio de Miranda - que liga Pindamonhangaba ao bairro do Ribeirão Grande.

Fonte: www.plugadosnews.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Serra anuncia o triplo do aplicado desde o início da gestão para recuperação de estradas este ano

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai intensificar nos próximos dois anos o programa de recuperação das estradas no Estado. Até 2010, estão previstos cerca de R$ 3 bilhões em obras, o triplo do aplicado desde o início da gestão. O Pró-Vicinais é uma das vitrines da administração Serra e, do ponto de vista político, um contraponto à operação tapa-buraco feita pelo governo Lula nas rodovias federais.

O anúncio dos novos investimentos está marcado para amanhã em um evento no Palácio dos Bandeirantes. Como ocorreu nas duas primeiras fases do programa, a cerimônia, comanda pelo governador, deverá ser prestigiada de perto por dezenas de prefeitos.

A meta de Serra, um dos favoritos para a disputa presidencial em 2010, é recuperar os 12 mil km de rodovias estaduais. Ficam de fora as estradas que são operadas por concessionárias privadas.

Para ter uma ideia da ampliação do programa nos próximos dois anos, basta comparar alguns números. As duas fases anteriores recuperaram, juntas, 4,6 mil km de vicinais. Agora, serão 7 mil km em 2009 e 2010. Serão aplicados R$ 3 bilhões, contra R$ 1,1 bilhão investido em 2007 e 2008.

Os recursos para as obras virão de várias fontes: empréstimos internacionais, outorgas obtidas com concessões de rodovias, venda do banco Nossa Caixa e do próprio Tesouro do Estado.

Além das cifras, a novidade desta terceira fase é a inclusão de um novo serviço: o de pavimentação de estradas de terra. Dos 10 mil km a serem recuperados até 2010, 3 mil km referem-se a esses casos. Até agora, o programa tinha como alvo apenas as estradas já asfaltadas.

PROMESSA DE CAMPANHA

O Pró-Vicinais, uma promessa de campanha de Serra, foi criado pela Secretaria Estadual dos Transportes logo nos primeiros meses de governo e prevê basicamente nova pavimentação e melhoria da sinalização. Em alguns casos são refeitos os acostamentos e a drenagem.

O objetivo é melhorar a infraestrutura rodoviária para otimizar o escoamento da produção das cidades paulistas.

No lançamento do programa, em 2007, Serra fez questão de criticar a ação federal no setor e garantiu que a versão paulista seria bem mais eficiente. "Não se trata de um programa de tapar buraco, mas sim de refazer essas estradas e torná-las novas", disse Serra, à época.

As obras da segunda fase ainda estão sendo entregues. Na semana passada, o governador em exercício, deputado Vaz de Lima (PSDB), fez inaugurações na região de Araçatuba. Mais de 300 estradas foram recuperadas até agora.

PRÓ-VICINAIS: Recuperação de estradas levará competitividade logística ao interior paulista

Recuperação de estradas levará competitividade logística ao interior paulista


O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, reuniu-se na última quinta-feira (24) com empresários no Ciesp para apresentar o Pró-Vicinais, programa do governo que prevê a recuperação, até 2010, dos 12 mil quilômetros pavimentados da malha vicinal do estado – ou seja, as estradas municipais que dão acesso às estradas tronco de São Paulo.

Para o secretário, a restauração dessas vias tem o objetivo de aumentar a competitividade logística do estado paulista, facilitando o escoamento das mercadorias locais, já que as vicinais são responsáveis pela capilaridade do sistema rodoviário. “Esperamos interligar as fontes de produção com as áreas de consumo, com redução de tempo e de custo do transporte. A rede de estradas é um vetor fundamental para que o estado possa continuar sendo pujante”, destacou.

A primeira fase das obras, que teve início em dezembro de 2007, incluiu 152 estradas em 199 municípios paulistas, num total de 2.117 quilômetros, e deve ser concluída até agosto. No mês passado foram iniciadas as obras da segunda etapa, para recuperação de 201 vias localizadas em 244 municípios, totalizando 2.525 quilômetros, e um investimento previsto de R$ 573 milhões, que contará com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no financiamento.

Demandas das indústrias
Para as próximas duas etapas, que vão completar a restauração dos 12 mil quilômetros de um total de 175 mil km de estradas municipais, o programa contará com o apoio do Ciesp para o levantamento das necessidades das indústrias locais. “Existem muitos problemas localizados que o governo não consegue identificar. Será feito um trabalho complementar junto às nossas 42 Regionais, para fazermos um cruzamento entre as obras feitas e o que ainda é necessário para melhorar o escoamento das cargas. Os industriais poderão colocar suas demandas específicas”, disse Pedro Krepel, diretor de infra-estrutura do Ciesp. “É uma forma estruturada de assegurar que nas quatro etapas do programa, nos próximos anos, todos sejam atendidos e se consiga dar competitividade à indústria do interior”, acrescentou Krepel.

Para Arce, a participação da iniciativa privada no processo é fundamental. “O nosso primeiro critério de avaliação no programa é quando alguém acha importante, e é essencial receber essa realimentação. O custo do transporte afeta o preço da mercadoria final, portanto, para cada tipo de mercadoria, precisamos ter o transporte mais seguro, mais barato e mais rápido”, reforçou o secretário. Ainda segundo ele, a participação das empresas será importante também na manutenção das estradas recuperadas, por serem os principais usuários. “Estamos elaborando um estudo e motivando os prefeitos para que se façam contratos de manutenção com os grandes usuários, em um sistema auto-sustentável, e vamos oferecer a proposta ao governador”, disse o secretário.

Serra diz que programa para vicinais não é 'tapa-buraco'

CAROLINA FREITAS - Agencia Estado
SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou hoje, no Palácio do Planalto, que o Programa Pró-Vicinais, que prevê a recuperação de estradas, "não é um programa tapa-buraco". "São 12 mil quilômetros e as estradas vão ficar como novas. Não é brincadeira, não se trata de um programa tapa-buraco, de consertar um trecho", disse, em alusão à operação do governo federal do petista Luiz Inácio Lula da Silva.



Com um plateia de mais de 500 prefeitos de cidades do interior de São Paulo, que serão beneficiadas pelo programa, o evento marcou o início das duas fases finais do programa de recuperação de estradas. As obras serão feitas em quase todas as cidades paulistas, inclusive na capital, e começam ainda neste semestre. O governo estima que 35,5 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela recuperação de 12 mil quilômetros de vicinais.



Serra aproveitou as boas notícias para fazer um inesperado balanço dos dois primeiros anos de gestão - em um discurso de 51 minutos. Falou dos investimentos em saúde e educação e deu conselhos de gestão aos prefeitos. Mostrou a iniciativa do Estado de São Paulo como um modelo para enfrentar os impactos da crise econômica no País.



"Estamos dando uma contribuição muito importante. Não por concorrência, mas por obrigação", afirmou, citando que as obras devem aliviar o problema do desemprego ao empregar 140 mil pessoas direta e indiretamente. "Não tenho nada contra programas de transferência de renda, mas não há nada que substitua o emprego."



Comparação



Antes do governador, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima (PSDB), já havia feito o paralelo entre as duas iniciativas dos governos estadual e federal. "Não é Operação Tapa-Buraco. É asfalto novo, de qualidade, e o trabalho não se limita ao chão, há placas e faixas de sinalização", disse o deputado.



Mas partiu do presidente estadual do PSDB em São Paulo, deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, a mais aguerrida defesa de Serra e a mais clara alfinetada em Lula. "É nesses momentos de crise que nós vemos as atitudes dos governantes. Há aquele que se alienam, não conseguem ler jornal, sentem azia com más notícias", afirmou, em referência às declarações de Lula à revista Piauí. "E há outros que, pelo contrário, enfrentam a crise, sem tentar dourar a pílula."



Mendes Thame atribuiu a Serra uma "extraordinária capacidade de enfrentamento de momentos difíceis" por causa da manutenção dos investimentos, apesar da crise. "Nós, paulistas, podemos comemorar, pois somos governados com eficiência, sensibilidade, decência e dignidade."

BANCO MUNDIAL APROVA US$ 270,65 MILHÕES PARA APOIAR OBRAS DE TRANSPORTE E SANEAMENTO EM SP

Projeto Estadual Pró-Vicinais

Ao apoiar um dos principais programas de investimento do Governo de São Paulo, o Pró-Vicinais, que vai recuperar 12.000 km de estradas vicinais, o Banco Mundial contribui para melhorar a eficiência global do sistema de transporte rodoviário em São Paulo, o que, por sua vez, deverá promover um crescimento mais sustentável no Estado. O projeto também contribuirá para melhorar as condições da rede de estradas pavimentadas e apoiará o fortalecimento institucional da administração do Estado, ajudando a racionalizar ainda mais os programas de investimentos, a gestão ambiental, os transportes e a logística, como programas rodoviários.

"Transporte e logística são elementos-chave para o desenvolvimento da economia do Estado de São Paulo. O projeto oferecerá aos usuários melhores condições de transporte em todo o território do Estado, por meio da expansão do acesso, da redução dos custos logísticos e do aumento da segurança no tráfego. A iniciativa apoiará também as atividades que visam fortalecer a administração estadual, contribuindo para a sustentabilidade das ações implementadas nos setores de transporte, meio ambiente e planejamento", afirmou Eric Lancelot, gerente de projeto interino do Banco Mundial.

Estes são os principais temas a serem tratados pelo projeto:

Reabilitação de estradas vicinais - melhoria das condições das estradas vicinais pavimentadas existentes, implementando um amplo programa de reabilitação da infra-estrutura, com base nas ações dos últimos 25 anos, que inclui drenagem e sinalização das superfícies pavimentadas.

Fortalecimento institucional - fortalecer a capacidade do Estado para planejamento de investimentos, manejo ambiental, planejamento logístico, e programas de gestão e investimento no setor rodoviário.

PAC PROBLEMAS BRASILEIROS CUSTO BRASIL A DIFERENÇA ENTRE SÃO PAULO QUE TEM AS MELHORES RODOVIAS E A REGIÃO NORTE QUE TEM A TRANSAMAZONICA

WASHINGTON LUIS DISSE:

As estradas aproximam os centros produtores dos centros consumidores, valorizam as terras que atravessam, tornam baratos os produtos que exploram e trazem a facilidade de comunicação para correios e escolas!

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“””Foi uma vitória importante para milhares de famílias destes municípios DA TRANSAMAZONICA que terão, gradativamente, por onde escoar as mercadorias produzidas na agricultura familiar, além de mais acesso à saúde, educação, transporte e qualidade de vida”‘”, finaliza o deputado amazonense Zé Geraldo.
O deputado federal Zé Geraldo destacou para os presentes que estes trechos a serem asfaltados não estavam incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento e foram necessários a intervenção junto ao presidente Lula, a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousself, além de outros ministérios.

”Os recursos do PAC estavam direcionados para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, para as eclusas de Tucuruí e par a BR 163, que liga Santarém à Cuiabá. Porque então deixar a Transamazônica de fora”, questionou o deputado acrescentando que “o governo federal compreendeu a necessidade de incluir a obra no PAC e garantir os recursos para o asfaltamento. Foi uma vitória importante para milhares de famílias destes municípios que terão, gradativamente, por onde escoar as mercadorias produzidas na agricultura familiar, além de mais acesso à saúde, educação, transporte e qualidade de vida”, finaliza.
Fonte: Redacão Ecoamazônia

WASHINGTON LUIS DISSE:

As estradas aproximam os centros produtores dos centros consumidores, valorizam as terras que atravessam, tornam baratos os produtos que exploram e trazem a facilidade de comunicação para correios e escolas!

“”Pró-vicinais Recuperação de 12 mil quilômetros de estradas do interior paulista O governo do Estado iniciou, em junho de 2007, o programa de recuperação e pavimentação de estradas vicinais que interligam diversos pequenos, médios e grandes municípios.

Batizado de “Pró-Vicinais”, é uma das ações prioritárias do pacote de investimentos diretos para a malha rodoviária. Gilberto Marques ‘Pró-Vicinais’: recapeamento de vicinal no município de Assis A melhora nas condições de tráfego e de transporte da produção local beneficiará uma população de 35,5 milhões de pessoas ou aproximadamente 70% do total de moradores do Estado.

Para um melhor planejamento, o projeto foi dividido em quatro etapas. Nas etapas I e II do Pró-Vicinais, o governo José Serra investiu R$ 1 bilhão, recuperando e pavimentando 4,5 mil quilômetros de vicinais pelo interior. A previsão que essas etapas estarão concluídas até o final do primeiro semestre de 2009.

Em janeiro, o governador José Serra e o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, anunciaram as etapas III e IV, com um investimento cerca de quatro vezes maior.

Nos próximos dois anos, o Estado de São Paulo irá investir R$ 3,9 bilhões na recuperação de 7.396 quilômetros de estradas municipais, totalizando 12 mil km. Já o Programa de Pavimentação prevê o asfaltamento de outros 3.046 quilômetros de estradas de terra. Somente essa nova fase irá gerar 36 mil empregos diretos e 108 mil, indiretos.

No total, 15 mil quilômetros de estradas que interligam o interior de São Paulo estarão “novinhos em folha” até o final de 2010.

As obras, que incluem a recuperação dos pavimentos, do sistema de drenagem e da sinalização de segurança, vão facilitar a ligação dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer e trazer vantagens logísticas para empresas.”"