quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Coordenador do Pró-Vicinais, Evandro Losacco, se reúne com políticos em Andradina

Moisés Eustáquio
ANDRADINA – Durante encontro com prefeitos, vice, vereadores, assessores e políticos ligados à gestão pública de vários municípios da região, o coordenador do Programa Pró-Vicinal, Evandro Losacco, explanou sobre as metas estabelecidas pelo governador José Serra e dirimiu dúvidas dos presentes.
Organizada pelo ex-prefeito de Lavínia, Salvador Matsunaka – líder do PSDB na região - a reunião informal ocorreu a partir das 9h30, no recinto da Câmara de Vereadores. O prefeito Jamil Ono foi o anfitrião dos convidados, entre eles diretores do DER – Departamento de Estradas de Rodagem e
ERPLAN – Escritório Regional de Planejamento em Araçatuba.
“O governador José Serra prometeu recuperar os 12 mil km de vicinais pavimentadas, mas nesse descobriu-se posteriormente que o volume beira a 13 mil, mas todas serão recuperadas, com qualidade e segurança”, informou Losacco.
O assessor aproveitou para explicar como será o processo de recape e pavimentação das estradas na terceira e quarta etapas do programa. “Os serviços de recape das vicinais do lote 3 já estão com projetos prontos e devem ser iniciadas até junho, ao passo que a do lote 4 a partir de setembro”, disse.
Já a pavimentação envolve mais tempo, porque os projetos precisam ser bem elaborados, e a previsão para o início das obras é para setembro ou outubro desse ano, segundo cronograma do DER e da Secretaria dos Transportes do Estado.
“As prefeituras devem preparar os documentos necessários às assinaturas dos convênios, do contrário os projetos não podem ser executados. Para isso, basta a Câmara aprovar projetos de lei”, orientou Losacco.
O coordenador afirmou ainda que já foram investidos mais de R$ 5 bilhões no Pró-Vicinais, apenas no Estado de São Paulo, demonstrando a capacidade do Governo em gerenciar recursos. Por conta disso, a nova etapa vem despertando a atenção de empresas de outros estados.
Indagado pela reportagem sobre a possibilidade de o governador Serra liberar asfalto para assentamentos, o assessor disse que já solicitou ao ITESP – Instituto de Terras do Estado de São Paulo – estudos das vicinais que atendem aos projetos implantados pelo Governo Federal.
“Esse levantamento deve ficar pronto até junho e partir daí teremos um diagnóstico para apresentar ao governador visando perspectivas de atender aos assentamentos”, respondeu Losacco.
Pró-Vicinais
O programa Pró-Vicinais tem como finalidade promover a integração do sistema rodoviário estadual, reduzir os custos dos transportes e incentivar o escoamento da produção. Além disso, melhora a acessibilidade dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer, geralmente localizados nos centros urbanos das cidades.
Com a conclusão das obras, os motoristas ganham redução no tempo de viagem e mais segurança para trafegar, o que propicia a diminuição do número de acidentes.
As quatro etapas do Programa Pró-Vicinais, que prevê a recuperação de 12 mil quilômetros de estradas e o Programa de Pavimentação, que deve pavimentar 3.046 quilômetros de rodovias municipais, receberão um investimento total de R$ 5 bilhões. Até o final de 2010, o governo deverá recuperar e pavimentar 15.099 quilômetros de estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário