segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Evandro Losacco recebe a visita de Derci Tófolo (DEM)


Em visita ao engenheiro Evandro Losacco, coordenador de vicinais da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, ocorrida na manhã desta quarta-feira (19), o presidente da Câmara, Derci Tófolo (DEM), pediu que toda extensão da estrada Dr. Fabio da Silva Prado (ARR-020) seja asfaltada.

Conforme o plano de recapeamento do programa Pró-Vicinais, estão previstos para o trecho a operação tapa buracos e o recapeamento entre a chácaras de recreio Colina Verde e a Fazenda Santa Cruz, num total de 7,5 quilômetros.

“Mas a Cascata não é só isso. Temos bifurcações num total de mais 7 quilômetros. O asfalto nesse perímetro ajudaria muito os frequentadores daquelas chácaras de recreio. É uma questão de segurança”, justificou Derci.

Segundo Losacco não é possível incluir nesta fase o prolongamento da obra. Ele orientou que seja oficializado um pedido ao secretário de Transporte, Mauro Arce, com previsão de inclusão do trecho numa nova etapa que o Governo de São Paulo deve anunciar em 2010.

Diante da resposta, Derci adiantou que deverá incluir no pedido o recapeamento da vicinal que liga Araras à Ajapi, passando pela Fazenda Belmonte e pelo bairro Mata Negra, no município de Rio Claro.

Mais estradas

O programa Pró-Vicinais tem como finalidade promover a integração do sistema rodoviário estadual, reduzir custos dos transportes e incentivar a economia. Além disso, melhora a acessibilidade dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer, geralmente localizados nos centros urbanos das cidades. Com a conclusão das obras, os motoristas ganham uma redução no tempo de viagem e mais segurança para trafegar, o que propicia a diminuição do número de acidentes.

Paralelo a essa discussão, Losacco confirmou o recapeamento de 8 quilômetros no núcleo rural Caio Prado. O engenheiro explicou que a licitação da empresa que será responsável pelo trecho está na fase final, com execução prevista para o início do próximo ano.

O mesmo acontece com a ARR 030 (estrada Luis Segundo DAlessandri), com 22 quilômetros de extensão, sendo 15 em território ararense e 7 no município de Conchal. As obras, que chegaram a começar em agosto do ano passado, foram paralisadas, de acordo com o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), porque as prefeituras de ambas as cidades solicitaram alterações no trajeto da nova estrada. Com o impasse resolvido, os trabalhos devem recomeçar ainda neste semestre.

Pela nova proposta serão recapeados 25 quilômetros, três a mais que a proposta original. O trecho começa no final da Avenida Orpheu Manente, passando em frente ao Lixão e ao Canil Municipal, e chega até a ARR 443, rente ao córrego Corta-Rabixo, em Conchal, passando por núcleos e propriedades rurais dos dois municípios.

Intermediação

O encontro entre Derci e o engenheiro Evandro Losacco foi articulado por Ricardo Izar Junior, filho do ex-deputado federal Ricardo Izar, falecido em maio do ano passado. “Araras precisa aproveitar essas oportunidades. Cultivo, de longa data, uma amizade com a família Izar. E o Ricardo Junior, a exemplo do pai, é influente e bem quisto nos órgãos do Governo Estadual”, disse Derci.

Também foi Izar Junior quem intermediou o contato com Marcelo Gonella de Andrade, coordenador de projetos do FDE – Fundo para o Desenvolvimento da Educação. Neste caso, o assunto foi o pedido para agilizar a reforma na Escola Estadual “Vicente Ferreira dos Santos”, localizada no Jardim Cândida e incluir no calendário melhorias na Escola Estadual “Vicente Casale Padovani”, no Narciso Gomes.

Para a unidade do Jardim Cândida a empresa Engevix será a responsável pela obra. Com previsão imediata para início. No caso de novas unidades, caberá ao presidente Derci oficializar Fabio Bonini, presidente da FDE.

“Felizmente muito avançamos nestas conversas. Sabemos que a presença de um político junto a estes programas do Governo Estadual reforça os pedidos e agiliza uma ação. Araras só tem a ganhar com esses contatos e vou procurar reforçar essa prática durante meu mandato”, concluiu o presidente Derci Tófolo.

Rafael Faria

Assessor de Imprensa CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário